quarta-feira, 10 de maio de 2017

ADORANDO A DEUS (10)




                                                         Salmo 96:1-6
CONVIDADOS A CONHECER SUA PRESENÇA.
         A última lição desta primeira parte do Salmo 96 nos transporta ao lugar mais íntimo, onde somente os salvos podem achegar em temor, reverência e piedade. Se quisermos saber quão grande é nosso Deus temos que aproximar dele em sua palavra. Se ficarmos de longe devido ao nosso orgulho, certamente nossa fé será sempre diminuta e nosso orgulho superará nossa fé. O maior privilégio que os santos têm neste mundo é a palavra de Deus, porque é somente por meio dessa palavra revelada a nós que podemos conhecer o Senhor. O temor a ele não foge dessa presença, porque ele é maravilhoso, bondoso, benigno, manso e terno. Ele se afeiçoou a nós, conheceu nossa miséria e provou seu amor na cruz pelos remidos.
Quando chegamos à sua presença, eis que de longe o que vemos? “Glória e majestade...”. O que significa isso? Significa que a fé pode contemplar aquilo que prova a grandeza de Deus, que essa grandeza supera tudo e que aquilo que víamos aqui se torne completa miséria. A distância de uma estrela pode fazer com que ela pareça tão minúscula, cabendo em nossa mão. Mas a verdade é que se pudéssemos aproximar dela, veríamos quão majestosa ela é e quão miseravelmente diminutos somos nós. Imaginemos a grandeza do nosso Deus! É claro que ao contemplarmos de perto sua glória e majestade, obviamente sentiremos nossa tremenda miséria. Mas, por outro lado, quão salutar é isso para nós! A razão é que fomos convidados a estar ali bem perto dessa magnifica Pessoa, conhecendo nosso Deus por meio de sua revelação que nos foi entregue. Não seremos expulsos dali; não cairemos mortos. Nossa humilhação diante dele é o passo certo para revigorar nossa fé e nos elevar em poder e graça. À presença dele veremos o quanto sua glória torna o mundo tão medíocre e vil e sentiremos o sabor antecipado do que será quando estivermos para sempre no céu com ele, vivenciando sua perfeição em nós.
Sendo assim, quão importante é que, à luz da bíblia examinemos de perto nosso maravilhoso Senhor! O que significa sua glória? “Glória e majestade...”. Sua glória é realmente a soma de toda sua grandeza. Peguemos seu pode criador com sua criação; sua santidade, e todos os seus atributos morais e naturais, além daquilo que eu e qualquer outro ser humano não somos capazes de investigar; somemos tudo isso e o resultado é igual à sua glória. Tudo isso traz sobre esse Senhor uma manifestação de poder incrível e insuportável aos olhos e sentidos humanos. Ao meditar nisso todo nosso comportamento é transformado em temor e tremor; todo nosso orgulho transforma-se em cinza e a tendência é gritar e pedir misericórdia. O que Pedro, Tiago e João viram quando vislumbraram a glória de Cristo ali na transfiguração? Eis que aqueles perceberam que aquele ser com quem eles viviam, pensando que era apenas um ser humano, era de fato o todo poderoso e essa verdade foi mostrada com o brilho da glória do Filho de Deus emanando de seu ser. Foi essa manifestação do Senhor que levou Daniel a cair por terra e pedir socorro da graça, porque ele não conseguia colocar-se de pé.
Minhas palavras são tão pobres que sinto minha miséria agora, enquanto digito essas palavras. Esse é o nosso Deus, o qual é visto nesse Salmo como sendo grande: “grande é o Senhor!”. Não é este o momento para que o conheçamos como ele realmente é à luz da revelação bíblica?

Nenhum comentário: