terça-feira, 16 de maio de 2017

A HISTÓRIA DA NOSSA REDENÇÃO (2)




“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; e tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Colossenses 2:13-15).
        Minha esperança é que a pequena introdução tenha servido para abrir o cenário, na comunicação dessas preciosas e eternas verdades, as quais tanto contagiaram os santos de Colossos, a ponto de eles se entregarem ao Senhor para seu serviço. O que o povo de Deus precisa? Estou convicto que os salvos são edificados com a mais doce mensagem que vem como sinfonia aos ouvidos da fé – a mensagem da nossa redenção.
        O que Paulo no cap. 2 é advertir aos crentes acerca dos principais perigos que rondavam a igreja de Deus naquele tempo, na tentativa de arrancar a fé dos irmãos, esfriar o amor deles e tirá-los do amor e da dependência completa de Cristo Jesus. A principal ordenança que aparece nessa passagem é para que todos andem nele: “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele” (2:6). Paulo se ocupa em orientar os crentes a viver a vida cristã normal, na obediência à verdade e assim fugindo de um mundo perigoso, com suas filosofias e atividades sutis (verso 8). No verso 9 Paulo mostra a suficiência absoluta de Cristo; mostra que tudo o que precisamos está de forma plena em Cristo.
Outro detalhe importante é que Paulo mostra a posição dos crentes em Cristo, que todos eles foram aperfeiçoados na perfeição dele. Isso significa que nada altera no crente em relação a Cristo, porque o que está aperfeiçoado não precisa de acabamento. A tentativa de toda heresia religiosa neste mundo é mostrar aos santos de Deus que algo está faltando, que Cristo fez uma obra incompleta e que eles precisam buscar algo a mais. Paulo acrescenta no verso 11 que a circuncisão que era feita de forma física no Velho Testamento era apenas uma figura da verdadeira circuncisão feita no coração, e essa verdade aparece para mostrar o que realmente significa estar em Cristo e aperfeiçoado nele. E assim Paulo define isso no fato que todos os salvos foram unidos a Cristo quanto este morreu e ressuscitou. Essa carta é realmente impressionante e indispensável para o conhecimento de toda igreja de Deus, especialmente em dias como os nossos, quando vemos mentiras perigosíssimas derivadas de demônios, pululando fora e dentro dos arraiais evangélicos, na tentativa de solapar a verdadeira mensagem e arruinar a fé cristã.
        Assim creio que a nossa visão para o texto e o tema acima pode ser ampliada. Minha esperança é servir aos santos na compreensão da verdade do evangelho puro, santo e simples. O evangelho põe nossos pés firmados na Rocha, firma nossos corações no amor do Senhor; amplia nossa fé em coragem e segurança num mundo perigoso e amplia nossa visão quanto à glória que nos espera à frente. Nosso Senhor precisa ser conhecido por nós como o Autor de uma imensa salvação; nosso Deus deve ser visto por nós como o Deus que opera milagres, pois nos ressuscitou, tirando-nos da morte para a vida, e finalmente devemos viver humildemente na sua dependência, enquanto atravessarmos esse deserto abrasador deste mundo cheio de perigosas armadilhas e de terríveis inimigos de nossas almas.

Nenhum comentário: