quarta-feira, 31 de maio de 2017

A HISTÓRIA DA NOSSA REDENÇÃO (13)




“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; e tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Colossenses 2:13-15).
O GRANDE TRIUNFO DOS SALVOS: “E despojando os principados e...”
        Na história da nossa redenção, eis que o que ocorreu na cruz mostrou ser a plena e completa derrota das trevas. Ao derrotar o pecado, também derrotou o mundo e o diabo com todos seus aliados. Ao despojar significa que satanás e todo seu império, a morte e o inferno         perderam tudo. O Senhor arrancou dos inimigos todas as suas armas e anulou todo poder para conseguir seus planos em relação à igreja. Parece que “principados e potestades” referem aos poderes legislativos e executivos das trevas, referindo a satanás, seus anjos e demônios. Olhemos este mundo do ponto de vista da palavra; livremo-nos da nossa visão natural e superficial, a fim de enxergar além do véu com os olhos do coração.
        Como vemos satanás atuando aqui? Como podemos saber acerca de suas atividades aqui? É claro que os crentes criteriosos hão de ver a atuação do nosso arqui-inimigo à luz daquilo que eles aprendem, observando segundo aquilo que está escrito. Satanás é visto em suas manobras neste mundo especialmente por meio das autoridades e poderes. Em Ezequiel 28 tem uma lição que nos mostra essa verdade através do príncipe de Tiro. Logo no começo do capítulo aquele líder é chamado de príncipe, porque está referindo a um homem muito inteligente que liderava aquele povo. Mas, não demora muito para que a visão do príncipe seja tirada, a fim de mostrar quem estava por detrás daquele príncipe: O rei de tiro – satanás. Agora já não é um mero príncipe, mas sim um rei, um tirano espiritual, dominador, o qual usava aquele príncipe, enchendo seu coração de orgulho.
        Vemos que neste mundo satanás pode usar a liderança das autoridades mundanas, a fim de criar leis perversas contra o povo de Deus. Basta que Deus ordene e satanás se erguerá, usando homens perversos em seu governo, a fim de trazer perversidades e terrores neste mundo. Mas a derrota deles foi mostrada ali na cruz: “...publicamente os expôs ao desprezo....” O que isso significa? Significa que nosso Senhor ali na cruz mostrou sua completa submissão ao Pai e não aos arrogantes líderes políticos e religiosos deste mundo. Nosso Senhor demonstrou isso perante Pilatos e Herodes; seu silêncio foi suficiente para mostrar o quanto era submisso a autoridade do Pai. Neste mundo os poderosos normalmente se transformam em assassinos e ditadores.
        Mas, ali estava um homem que em nada se sentia intimidado pelas forças deste mundo; jamais se comportou com medo, nem ficou desesperado. Ali estava o Rei dos reis e Senhor dos senhores, mostrando que as atrocidades dos homens contra ele era o cálice amargo que ele haveria de beber. Sua arma não foi a arma usada aqui, mas sim sua subordinação à vontade do Pai, a fim de que seu povo fosse alcançado, mediante sua entrega na cruz.

Nenhum comentário: