terça-feira, 30 de maio de 2017

A HISTÓRIA DA NOSSA REDENÇÃO (12)




“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; e tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Colossenses 2:13-15).
O GRANDE TRIUNFO DOS SALVOS: “E despojando os principados e...”
        A história da nossa redenção avança mostrando sua força, suas conquistas, seu triunfo e sua glória. A nossa redenção não é uma mera salvação; o que antes parecia ser vitória das trevas, eis que agora mostra a completa derrota de um reino diabólico, o qual foi abalado, destruído e derrotado eternamente. Veremos isso no verso 15: “e despojando os principados e potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”. A vitória de Cristo na cruz trouxe não somente a derrota do pecado, como também derrotou o mundo e o diabo com todos os seus aliados. A casa do pecado é completa e ao mexer com o mal, há de mexer com toda sua estrutura, assim como ao abalar o alicerce de um edifício, sem dúvida todo edifício sofrerá com esse abalo. O reino do pecado é uma única organização, de modo que a vitória de Cristo fez com que tudo tremesse e viesse a despencar. Examinemos esses fatos conforme nos mostra o texto.
        Para nos mostrar essa verdade eis que o Paulo utiliza o verbo “despojar”: “...despojando os...”. O que Cristo fez foi o que acontecia nas guerras, porque o exército vencedor ficava com tudo o que pertencia ao exército derrotado. Quando Josafá foi com o povo de Jerusalém ver a derrota das nações aliadas que queriam invadir e destruir Jerusalém, eis que junto com os cadáveres havia milhares de riquezas, as quais os judeus tomaram posse. Isso era o despojo de guerra. Foi exatamente isso o que nosso Senhor fez na cruz, porque ele não somente derrotou e destruiu todos os inimigos, como também os despojou. Satanás, os demônios, anjos caídos, a morte, o mundo e o inferno perderam suas forças e foram aniquilados naquilo que eles pensavam ser riquezas e glórias. Os inimigos nada têm de armas que possam ser usadas contra o Senhor e contra o povo remido.
        O mundo está tão derrotado, que não podem impedir que os salvos mostrem por suas vidas a conquista de Cristo. A morte nada pode fazer para impedir que o Espírito de Deus vivifique os mortos, quando Deus quer operar salvação no meio dos homens (João 5). O inferno suspira em vão porque nada pode fazer ao ver que na morte de um crente ele é levado para o céu, ao invés de cair em suas mandíbulas de terror. O diabo tem seu sistema de escravidão completamente falido, porque milhares foram arrancados de seu mercado de escravos e ainda agora milhares de remidos são arrancados de lá pelo poderio do salvador. A mentira deste sistema enganador foi completamente vencida pelo poder subjugador da verdade, de tal maneira que satanás apavorado não mais consegue se ocultar.
        Podemos nós entender a história da nossa redenção? Pensamos que uma historieta, de poucas páginas. Mas a verdade é que essa história é perfeita e que transcende o tempo, as mentes, pois veio da eternidade e invadirá a eternidade. Não é para nós, os salvos perscrutar essa mais linda história, a velha história do grande salvador?

Nenhum comentário: