segunda-feira, 29 de maio de 2017

A HISTÓRIA DA NOSSA REDENÇÃO (11)




“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; e tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Colossenses 2:13-15).
A GRANDE ATUAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS.
        Quão maravilhosa e de infinita riqueza é a obra da graça em nossa salvação! O texto em pauta nos mostra isso com clareza, definindo bem que nada houve de bom em nós para que participássemos dessa eterna história. Foi ali na cruz que o escrito de dívida foi pregado por Deus e vista como liquidada para sempre, a fim de que em cada salvo nada houve de culpa legal para qualquer tipo de condenação. Tudo parece ser tão difícil de entender e de aceitar tal verdade? Ora, a fé verdadeira só recebe o que vem do céu; só se alimenta daquilo que é definitivamente a palavra de Deus.
        O fato é que Deus dá quase como que é em detalhe o que foi feito na cruz; a história da graça é tão emocionante e maravilhosa que Deus a conta ainda melhor do que a história da primeira criação. Lá em Gênesis é dito que ele criou e pronto. Claro que cremos naquela história e não esperança que a incredulidade vil dará qualquer importância àqueles fatos. Mas no tocante à história da nossa redenção eis que temos mais do que isso, pois temos Deus revelando a nós o que exatamente foi feito para nosso bem eterno. Qual é o santo que não se regozija com essas verdades? As grades da nossa prisão foram arrancadas; nossos grilhões foram tirados e nossas algemas lançadas fora. Aquela marca de “condenado” foi apagada e desfeita qualquer expectativa do inferno em receber o povo perdoado por Deus.
        Também, o termo “cancelado” era usado antigamente para limpar lágrimas e  para desfazer escritos em papiros. Pois é exatamente isso o que Deus fez com os milhões e milhares de iniquidades, transgressões, ofensas e outras práticas malignas das quais fomos acusados pela santa lei. Nós entendemos bem o que significa “cancelar”, porque quando liquidamos uma dívida, certamente ela é cancelada, não existindo mais. Além disso, nosso salvador na cruz abriu sua boca e deu aquele brado de vitória: “Está consumado!”. A palavra grega é “tetelestai” que significa “Está pago completamente!”. Não foi paga uma parcela, ou noventa e nove por cento dessa dívida, mas sim toda. O mundo não entendeu aquele grito triunfante do Senhor; o diabo e os demônios riram e debocharam, mas nosso Senhor, no momento final deu o grito da sua conquista, do objetivo para o qual veio a este mundo. Ele pagou o que nenhum crente podia pagar e fez isso de forma perfeita, de tal maneira que nunca, jamais será aberta essa sentença que nos condenava.
        E você amigo, essa verdade lhe eleva ao gozo da salvação? Ou será que você está marcado para seguir com tristeza a derrota do mundo e do diabo? Você é um participante dessa salvação, ou é apenas um andarilho aqui, o qual segue juntamente com o mundo para a perdição eterna? Venho lhe dizer que a história da salvação é para pecadores arrependidos, para almas contritas, as quais querem receber Jesus Cristo em seus corações, a fim de serem salvos também. Hoje pode ser o dia aceitável em sua vida, o dia desse encontro seu com esse maravilhoso e bendito salvador!

Nenhum comentário: