segunda-feira, 15 de maio de 2017

A HISTÓRIA DA NOSSA REDENÇÃO (1)




“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; e tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Colossenses 2:13-15).
INTRODUÇÃO:              
Não há dúvida para os que conhecem a verdade bíblica, que Satanás é o grande enganador, o pai da mentira e o maior inventor de mentiras religiosas neste mundo. Sob sua liderança eis que este sistema jamais poderá entender nem explicar a história da cruz. Entretanto, a bíblia comunica essa verdade aos crentes, não somente porque eles entendem como também podem aprofundar em seus mistérios. Não fomos chamados para viver na superfície do conhecimento da nossa redenção. O povo de Deus tem a mente de Cristo, por isso pode aprender e apreender essas verdades ensinadas pelo Espírito de Deus em nosso coração. A mensagem do evangelho é a base da nossa segurança, do nosso andar em temor, da nossa santidade e o vigor que necessitamos para um viver vitorioso, enquanto caminhamos para o céu.
A carta aos Colossenses está carregada desses santos mistérios, pois o Espírito Santo nos revela Cristo ali e nele estamos e é dele que extraímos todo conhecimento que realmente precisamos. Cristo é o nome glorioso nessa carta; sua luz fulgura ali, para que a igreja de Deus possa conhecer de forma destacada aquele que nos amou e se entregou por nós. Não pensemos que houve períodos de férias para a igreja, que satanás deixou de perturbar o povo de Deus. Vemos como nos dias dessa igreja em Colossos que havia duas heresias perigosíssimas que ameaçava a fé dos crentes: o gnosticismo e o legalismo. Esses ataques sutis e aparentemente adornados de verdades, na realidade são manifestações das mentiras diabólicas lançadas por ele dentro da igreja, a fim de afastar o povo da glória de Cristo. Desde o começo da igreja, satanás sempre atacou o povo de Deus com ensinos perigosos, a fim derrotar a fé cristã. Mas Paulo mostra que o segredo da nossa vitória está em conhecer o Senhor e que tudo o que Deus fez por nós, fez nesse ser amado.
Eu realmente creio que satanás fez com que todas as heresias venenosas que ele lançou no passado e que parecia que desapareceram, fossem como que ressuscitadas em nossos dias. Enquanto este mundo continuar sob o domínio desse ser iniquo, eis que suas mentiras serão tiradas do que parecia ser arquivo morto. Satanás não parou com seus planos de destruir a verdade bíblica revelada. Seu ódio contra Cristo continua de forma feroz e implacável. Vemos isso em nossos dias, por isso devemos atacar a mentira usando a verdade bíblica. Foi o que Paulo fez em seus cuidados pela igreja em Colossos, como vemos nessa carta.
A igreja vive da história da redenção, porque essa é a joia que enfeita os santos; é a força que dinamiza  nosso viver em justiça e santidade; é a base para nosso louvor e adoração a Deus; é a arma que silencia toda e qualquer mentira que satanás usa, na tentativa de destruir o povo de Deus a glória de Cristo. O povo de Deus é convocado agora para ouvir a doce nova, a velha história da redenção. Estamos peregrinando rumo à nossa santa cidade e precisamos estar munidos dessa arma e aptos para mostrar nossa vitória perante nossos inimigos.

Nenhum comentário: