sábado, 16 de junho de 2012

UM DEUS APARENTEMENTE CRUEL



“Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem” Deuteronômio 8:3.
                   Que lição memorável e momentosa para nossas vidas! Infelizmente a teologia moderna tão apregoada em nossos dias nega essa verdade. O Deus moderno é um deus erigido pela mentalidade errônea daquilo que os homens mundanos pensam acerca do amor, assim como Israel fabricou um bezerro de ouro e confessou que aquilo era o seu deus que lhe tirou do Egito. O Deus produzido pelo evangelho moderno não passa de ser uma caricatura de Deus e não a verdade conforme as Escrituras Sagradas falam a Seu respeito.
                   Como é que nosso Deus lida com Seu povo nesta vida? Da mesma maneira que Ele lidou com Israel durante a peregrinação do Egito a Canaã. Espiritualmente falando, o povo de Deus peregrina neste mundo em direção ao lar celestial (1 Pedro 2:11). Deus lidou com Israel com disciplina aparentemente cruel, e da mesma maneira Deus lida conosco durante o nosso viver. Para a impiedade religiosa esse Deus é muito injusto. A religião moderna quer ensinar a Deus; acha que é mais sábia que o Todo-Poderoso. Fujamos dessa linguagem que na aparência é piedosa, mas que no fundo não passa de ser um produto abominável da corrupção humana.
                   Como Deus lida com Seu povo? Notemos que Deus tirou de Israel aquilo que a natureza maligna tanto queria. Aquilo que achavam ser direito deles seria prejuízo para Eles. Era o povo de Deus, resgatado por mão forte e poderosa para ser o povo de Deus, servos do Altíssimo neste mundo idólatra e maligno. Deus estava tirando os pesos terrenos do Seu povo, a fim de que pudessem andar com liberdade e triunfo no meio do paganismo. Mas, observe que no meio da disciplina do Senhor jamais faltará a presença do Seu eterno amor. Deixou ter fome? Sim! Mas quando falamos de fome queremos referir aquilo que tanto queríamos ter. É fome do nosso ponto de vista, mas não do Sábio e Perfeito Senhor. Ele nunca permite nem há de permitir que Seu povo fique sem aquilo que eles precisam. Ele retira aquilo que nós queremos, a fim de nos dar aquilo que realmente precisamos. Isso é amor. Ele mostrou a Israel que aquilo que parecia ser crueldade na realidade era a direção de um amor disciplinador. O que o povo de Deus precisava para viver naquele deserto abrasador realmente teve: Sustentou o povo com uma comida desconhecida (verso 3), não deixou envelhecer as vestes e cuidou da saúde (verso 4). Isso que aos nossos olhos parece ser crueldade é o que a Palavra de Deus chama de verdadeiro e genuíno amor de um Pai Eterno para Seu povo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa ideia dos marcadores é muito boa, pois ajuda o leitor encontrar algo lido no passado ou um post a respeito de um tema desejado. Que Deus continue lhe abençoando pastor David.