sexta-feira, 30 de março de 2012

CRISTO E SUAS OVELHAS (18)


Eu lhes dou a vida Eterna, jamais perecerão eternamente, e ninguém as arrebatara da minha mão”. João 10:28)
Amigo leitor, vamos continuar examinando este impressionante verso de João 10:27. Até aqui pudemos ver que ver que as ovelhas pertencentes ao Aprisco Santo elas possuem vida, que é a vida Eterna, e que justamente pelo fato de elas possuírem vida, jamais irão perecer; jamais poderão ir para o sofrimento eterno. Foi o que pudemos observar na frase jamais perecerão eternamente.
Mas eu quero conduzir o amigo para a frase final desse verso lido onde o Senhor Jesus ainda declara de forma contundente: “E ninguém as arrebatará da minha mão”. Amigo, achegue-se mais perto dessas maravilhosas frase! Perscrute-a! Deixe que o Espírito Santo ilumine os olhos de seu entendimento! São tesouros eternos que o Espírito de Deus registrou inspiradamente! Foi o Deus que não pode mentir quem prometeu, quem falou, quem selou. O que é que o Senhor está falando? Ele declara que as suas ovelhas, o salvo, os comprados por sangue puro e imaculado; os eleitos de Deus, eles estão seguros em sua mão que ninguém pode arrebatá-las. É maravilha das maravilhas.
Amigo leitor, você é salvo? Espero no Senhor que esta declaração do Mestre chegue a fascinar o seu coração. O que Ele está falando aqui? Ele está apenas ampliando essa poderosa doutrina da segurança do salvo. No verso 27 pudemos ver como é que podemos saber que alguém é verdadeiramente uma ovelha pertencente ao Senhor: É alguém que ouviu a voz, através da palavra e agora segue o Senhor. No verso 28 passamos a vislumbrar a segurança dessas ovelhas. Elas têm agora vida eterna. Elas não podem, de maneira alguma ir para o inferno, e agora o mestre acentua a segurança de suas ovelhas; é posto em alto relevo a preciosidade das ovelhas suas. Enquanto os salvos estiverem andando neste mundo; vagueando por este vale em direção ao lar celestial, ameaçados, perseguidos, assediados pelo leão devorador, pelo mundo, pelos desejos e paixões carnais; em perigos e ciladas colocados no caminho; cheios de espinhos, de armadilhas de sofrimentos e dores mesmo assim, as ovelhas pertencentes ao Senhor estão seguros na mão do Senhor.
Em primeiro lugar quero aqui mostrar aos meus leitores, que a nossa visão humana não permite que vejamos as coisas assim. Quantos crentes em Cristo são levados pelas circunstâncias! Um dia estão lá nas alturas, outro dia estão lá nas profundezas. Um dia sentem que o Senhor está perto, ou dia já sentem que está longe deles. Vivem neste mundo dependendo de suas obras para percorrerem este vale de lutas e dores. Não entendem que são meras ovelhas. Acham que quando oram bonito, cantam fazem alguma coisa na vida religiosa, então o Senhor está com eles e está lhes aprovando. Ainda não chegou ao seu entendimento o que significa a gloriosa doutrina da graça. Caro leitor, aquele que salva o pecador da condenação eterna, é o mesmo que assegura perfeita segurança enquanto a ovelha aqui estiver neste vale. O que Ele fez com as suas ovelhas? Ele colocou todas na sua mão para protegê-las.
Amigo leitor saiba que, mesmo que você não sinta nada; mesmo que você pense que tudo está  indo mau com você; mesmo que as nuvens negras da maldade pairam sobre você; mesmo que as hostes infernais estejam formadas contra você, nada muda, nada mudará no tratamento desse Deus para com você. O que você pensa não é o que Deus pensa. O que você sente não vai mudar jamais o coração de Deus. É preciso ver as coisas do ponto de vista das promessas reveladas, e não do ponto de vista humano. Pode o homem mudar como sempre muda; pode o mundo agitar-se como o mar em tempestade, trazendo aflições e angústia ao coração temeroso; pode a morte estender a sua foice de crueldade e terror; pode os poderes das trevas arremessarem-se de forma cruciante no ataque de possuir e dominar cada vez mais este mundo, mesmo assim, nada mudará o Senhor; Ele é o mesmo, fiel, justo, e é aquele que não pode negar-se a si mesmo.
Em segundo lugar, vemos neste verso que há inimigos ferozes querendo arrebatar as ovelhas. O Senhor Jesus declara que ninguém as arrebatara de sua mão. Ora, se Ele falou que ninguém as arrebatara, é porque tem famigerados inimigos querendo apossar-se das ovelhas do Senhor. E quem são esses inimigos? Ah! Se eu pudesse enumerar as hostes espirituais da maldade as quais lutam incessantemente contra os remidos! Caro leitor, quando alguém é salvo Satanás perde um dos seus; um de seus filhos um dos seus escravos; o ladrão e salteador é despojado no seu reino! Quando alguém é arrancado das trevas para a luz, causa um terrível espanto no reino das trevas, deu motivo para uma terrível guerra, pois satanás foi derrotado; a luz venceu as trevas; o milagre do poder da graça foi realmente operante. Satanás agora se vê cercado no seu próprio território. Aqueles que antes eram seus servos, escravos, súditos que faziam a sua vontade, são agora servos de Deus, e instrumentos usados em suas poderosas mãos para destruir e aniquilar o reino maligno.
A presença de crentes, salvos, remidos neste mundo, é um terror para satanás; é uma ameaça para o seu reino. Ele é então o principal inimigo que lidera uma multidão de seus armados contra os santos do Senhor. Eles querem apoderar-se do salvo; eles querem destruí-lo. Mas o Senhor Jesus apresenta nesta frase, não a força das ovelhas; não o poder das obras humanas, mas sim o poder triunfante de sua graça. A segurança, do salvo contra satanás e seu exército está no Senhor Jesus.
É você outra ovelha Dele? Se for isso, então, saiba que Ele lhe colocou na mão Dele e quem é que pode lhe arrancar das mãos do Senhor? Entretanto, se você ainda não é salvo, é mister que saiba que está sem segurança alguma hoje pode se tornar ovelha Dele, e assim estar seguro para sempre.


Nenhum comentário: